Palestra



Dentes Inclusos: Preservar ou Extrair


No último 29 de outubro, Dr. Rubens Gonçalves Teixeira esteve na sede da APCD Indaiatuba onde proferiu uma palestra especial direcionada aos profissionais que praticam cirurgias de terceiros molares inclusos e semi-inclusos na clínica diária.






Segundo o palestrante, as técnicas mais atuais de exames de imagens permitem um planejamento mais aprimorado das intervenções cirúrgicas minimizando as probabilidades de intercorrências operatórias e pós-operatórias, especialmente, parestesias decorrentes de lesões no nervo alveolar inferior.

Dr. Rubens salientou que a tomografia computadorizada de feixe cônico é o exame indicado para um planejamento cirúrgico adequado quando a radiografia panorâmica evidencia uma relação muito próxima entre o terceiro molar inferior e o canal mandibular. Casos em que nem sempre a remoção do dente incluso será a opção mais segura tanto para o paciente como para o profissional.


Neste contexto, observou, as coronectomias oferecem vantagens para o manejo da maioria dos casos. A coronectomia ou odontectomia parcial intencional consiste na remoção da coroa do dente, mantendo a raiz in situ, propiciando a eliminação dos riscos associados à inclusão dental como periodontopatias, pericoronarites, reabsorções radiculares de dentes adjacentes, cistos odontogênicos, dentre outros, além de evitar possíveis danos ao nervo alveolar inferior.

Dr. Rubens considerou ainda opções cirúrgicas de reposicionamento de dentes inclusos, transplantes autógenos de dentes, tracionamentos ortodônticos cirurgicamente assistidos de dentes inclusos, enxertos ósseos reparadores, como também medidas terapêuticas de reversão de quadros de parestesia.



Confira abaixo as fotos do evento: