História

A entidade de classe odontológica APCD Regional Indaiatuba nasceu fruto da necessidade de se construir efetivas relações entre os odontólogos estabelecidos em Indaiatuba visando a união da classe através do aprimoramento científico, o congraçamento social e o estabelecimento da ética. O primeiro encontro de cirurgiões dentistas em Indaiatuba aconteceu em 1968 por iniciativa do Dr Adib Pedro, sendo realizado uma reunião no consultório do Dr Álvaro Camargo Andrade contando com a presença dos colegas citados , Guilherme Cibim e Clóvis Brunetti surgia ali o germe da associação. 

Aconteceram ainda mais dois encontros informais, em 20 de maio de 1979 um almoço organizado por Nancy R. Rosa esposa do colega Célio Rosa contando com a presença de 32 Cirurgiões Dentistas e outro em dezembro de 1982 organizado por Dr. José Eugenio Scanavino realizado no Indaiatuba Clube.

No início de 1983 por iniciativa dos colegas Drs Guilherme Cibim, Rogério Wanderley Riggio e Isamu Murakami surgiu a idéia de oficializar de fato a entidade ; ao longo do 2º semestre do ano, o grupo procurou visitar todos os consultórios odontológicos existentes na cidade , cerca de 42 na época , e disseminar a idéia junto aos colegas da formação de uma associação de classe, foi realizado um trabalho corpo a corpo junto a todos os cirurgiões dentistas desta cidade, essas visitas e a receptividade encontrada , motivaram ainda mais o grupo a realizar o sonho da fundação da associação; paralelamente a este trabalho, o Dr Isamu Murakami procurou a ACDC - Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas, para solicitação de apoio dessa entidade para fundação da associação de classe em Indaiatuba e através de seu presidente da época, Dr Nelson Barthelson , a ACDC prontamente se colocou à disposição para orientações, eventuais auxílios e suporte jurídico necessário para a fundação da futura entidade.

Novos colegas foram se incorporando ao grupo inicial, entre eles o Dr Caio da Costa Sampaio que teve como incumbência a elaboração do estatuto social da futura entidade, finalmente em 22 de novembro de 1983, com a presença de 35 cirurgiões dentistas , nas dependências da antiga sede do Indaiatuba Clube, foi fundada a ACDI - Associação dos Cirurgiões Dentistas de Indaiatuba.

A primeira diretoria ficou assim constituída : Presidente – Guilherme Cibim , Vice-presidente – Rogério W. Riggio, 1º Secretário – Caio da Costa Sampaio, 2ª Secretária – Rosangela Pedrina, 1º Tesoureiro – Isamu Murakami, 2º Tesoureiro – Edsom L. Zanluchi. Esta primeira diretoria permaneceu entre 1983 e 1985, procurando iniciar a organização da entidade e a realização de atividades sociais, esportivas e principalmente científicas, o primeiro curso realizado pela ACDI foi em 14 fevereiro de 1984 ministrado pelo Dr José Luis Cintra Junqueira, cujo o tema foi "Técnicas radiográficas na clínica odontológica e realizado na antiga sede social do Indaiatuba Clube. 

Como qualquer outra associação , enfrentou ao longo de sua existência inúmeras dificuldades, sejam financeiras, sociais ou administrativas, porém com muita determinação daqueles que participaram e a dirigiram, esses obstáculos foram gradativamente vencidos... muitos colegas se tornaram sócios, muitos a deixaram , porém o espírito classista sempre prevaleceu entre aqueles que conviveram em seu cotidiano. 

Ao longo de seus mais de 25 anos de existência inúmeras conquistas foram alcançadas pela “Associação” , entre as mais significativas podemos citar : a doação do terreno pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba em 1988, a construção da sede própria num incansável trabalho dos Drs Róbson G. Altero e Rosangela Pedrina, a luta para a transformação em Regional da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas em 1991, a inauguração da sede em 13 de junho de 1997, as inúmeras atividades científicas realizadas, as inesquecíveis confraternizações que muito contribuíram para aproximação da classe e mais recentemente as campanhas de prevenção realizadas anualmente , mas a maior conquista da APCD – Regional Indaiatuba é subjetiva ou seja é a conquista do espírito ético, do coleguismo e do profissionalismo que ela trouxe consigo, e que permeia a comunidade odontológica de Indaiatuba. Hoje a Regional de Indaiatuba, é considerada um exemplo dentro da APCD, pela sua trajetória, pela maneira como ela é administrada, pela sua efetiva participação dentro da entidade odontológica paulista e principalmente pelos trabalhos desenvolvidos à classe odontológica do município.