Palestra  Distúrbios da ATM: diagnóstico e tratamento




No último dia 25 de julho, mantendo-se o cronograma de atividades científicas da APCD Indaiatuba, Dr. Glauber B. Liberato da Rocha proferiu a palestra "Distúrbios da ATM: diagnóstico e tratamento", demonstrando os avanços no diagnóstico facilitados por exames de imagens como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, assim como a evolução dos tratamentos, quer sejam conservadores ou cirúrgicos.

Dr. Glauber ressaltou a importância de se elucidar os possíveis fatores etiológicos dos Distúrbios da ATM para delinear a terapêutica proposta, que atualmente pode se dar através de medicamentos, placas oclusais, fonoterapia, acupuntura, TENS, Botox e aplicações anestésicas para liberação de pontos de gatilho (trigger points), dentre outros.

Segundo informou Dr. Glauber, vários são os fatores sistêmicos que podem acometer a ATM comprometendo sua função. E, assim como os fatores locais, podem estar relacionados a processos degenerativos como a Osteoartrite/Osteoartrose, que mesmo se não forem sintomáticos interferem com os movimentos articulares naturais comprometendo a qualidade de vida do paciente.

A dor orofacial e as dores na ATM, entretanto, configuram os principais motivos que levam os pacientes a procurar tratamento especializado, exigindo do cirurgião-dentista um amplo conhecimento para realizar o diagnóstico diferencial e adequado encaminhamento aos demais profissionais, considerando o caráter multidisciplinar que envolve a maioria dos casos.

Por fim, Dr. Glauber discorreu sobre as indicações cirúrgicas para reposicionamento do disco articular, por Artroscopia, ou reconstruções por meio de próteses articulares, realizadas por cirurgias abertas. Casos cirúrgicos também podem envolver a reabilitação funcional da ATM reduzindo ou removendo estruturas anatômicas que possam estar limitando a abertura bucal ou provocando dor e desconforto.