PALESTRA:

Filosofia contemporânea X

Filosofia tradicional no tratamento das infecções odontológicas



Ontem (25/09), realizou-se na APCD Indaiatuba a palestra “Filosofia contemporânea X Filosofia tradicional no tratamento das infecções odontológicas” com o Prof. Dr. Juliano de Pierri, professor titular do Curso de Odontologia da Faculdade Pública de Santa Fé do Sul - SP (FUNEC); mestre e doutor em reabilitação pela FOAR-UNESP; e professor de terapêutica aplicada da APCD-SP.

No evento, profissionais de odontologia dos setores público e privado tiveram a oportunidade de atualizar seus conceitos sobre as alternativas contemporâneas na abordagem terapêutica das infecções de origem odontogênica.

Segundo, Dr. Pierri os modelos tradicionais de tratamento de processos infecciosos nem sempre oferecem as melhores alternativas para o paciente quanto à resolução do quadro clínico das infecções como também quanto aos efeitos adversos decorrentes do uso prolongado de antibióticos.

Dr. Pierri enfatizou que o uso mais racional dos medicamentos antimicrobianos pode prevenir o desenvolvimento de resistência bacteriana, contribuindo para a resolução de quadros infecciosos mais graves que possam comprometer no futuro a saúde do paciente.

A suscetibilidade dos micro-organismos ao tratamento de antibióticos, segundo relatou, é o grande desafio científico atual quanto ao controle de inúmeras doenças, que até então estavam dominadas com o advento da penicilina e demais compostos antimicrobianos.

Dr. Juliano ressaltou que cabe ao profissional de saúde, especialmente, médicos e dentistas, contribuir para reverter o uso indiscriminado dos antibióticos, mantendo a eficácia dos efeitos terapêuticos destes medicamentos, propiciando uma melhor qualidade de vida aos pacientes, como também o bem-estar de toda a população. Afinal, o ressurgimento de doenças infecciosas, em configurações de maior gravidade, é um problema de saúde pública que já preocupa autoridades sanitárias dos principais órgãos internacionais.