Visual renovado melhora a autoestima de pacientes com câncer no Icesp
Ricardo de Freitas no Cantinho da Beleza

Recentemente o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) viu a adesão dos homens ao “tratamento de beleza”, que é oferecido aos seus pacientes, subir para 35% dos atendimentos. Cortar o cabelo, fazer a barba, hidratar a pele e aparar as unhas têm se tornado também uma opção masculina dentre os 2.500 frequentadores do projeto “Cantinho da Beleza” mantido pelo hospital público.

O dentista Ricardo de Freitas, de 55 anos, que faz tratamento de câncer no intestino e no pulmão, sempre se prepara para receber os parentes. O filho de 8 anos, Fernando Freitas, vem toda semana de São Vicente e o encontra de visual renovado. Para Ricardo, ver o filho crescer é o que o estimula no enfrentamento dos efeitos colaterais da quimioterapia.

O pedreiro Caetano Donizete da Silva, de 57 anos, que está internado para tratamento de um câncer no estômago, também aprovou a ideia. No “Cantinho”, ele fez a barba, aparou as unhas e hidratou o rosto contra o ressecamento causado pela quimioterapia. Caetano só descobriu o câncer em janeiro deste ano e trata-se para reduzir o tamanho do tumor, que tem o tamanho de uma laranja, antes de submeter-se à cirurgia.

Caetano com 1,70 de altura já perdeu 33 dos seus 93 kg desde que recebeu o diagnóstico. O pedreiro espera ansioso pela cura para poder realizar o desejo de “poder tomar uma cervejinha e comer uma bela feijoada”.

Segundo Vânia Pereira, responsável pelo serviço de hotelaria do Icesp, o projeto ‘Cantinho da Beleza’, criado em 2009, humaniza o tratamento ao resgatar a autoestima e possibilita um relacionamento fora do contexto da doença. A troca afetiva, a palavra amiga, a conversa fiada, comuns em qualquer salão de beleza, promovem momentos de alegria e descontração, fatores essenciais para se enfrentar os desafios do tratamento com mais otimismo.