Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca 2016

Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca 2016: saúde em qualquer idade


















O departamento odontológico de Indaiatuba irá promover mais uma Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. A campanha terá início em 30 de abril e se estenderá até 20 de maio, com o intuito de abranger o período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que acontecerá de 04 a 22 de maio.

O objetivo é alcançar o público alvo da Campanha de Vacinação, especialmente, pessoas com mais de 60 anos de idade e portadores de doenças crônicas.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal de Indaiatuba, Dr. Custódio Tavares Dias Neto, cirurgiões-dentistas da Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba estarão realizando exames clínicos nas unidades de saúde, PSFs e Creche do Jardim Campo Bonito para identificar lesões bucais, que serão encaminhadas para tratamento.

Segundo Dr. Custódio, das 91 biópsias realizadas no Centro de Especialidades Odontológicas do município, no ano passado, 22 apresentaram alterações. Ele alerta para os principais fatores de risco ao Câncer Bucal, que são o uso do tabaco, o consumo de bebidas alcoólicas, o uso de próteses mal adaptadas, a exposição excessiva ao sol e a presença de “feridas” na boca de difícil cicatrização ou que perduram por mais de 15 dias.

Como eventos pré-campanha, os profissionais de Indaiatuba participaram da palestra Lesões Ósseas dos Maxilares, proferida pelo Dr. Glauber B. Liberato da Rocha, Traumatologista Bucomaxilofacial do HC da Faculdade de Medicina da USP, na APCD Indaiatuba, no dia 27, e também de um treinamento técnico realizado pelo Prof. Dr. Paulo de Camargo Moraes, Estomatologista da Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas, no dia 28, no anfiteatro do Paço Municipal.

Em Indaiatuba, os serviços de diagnóstico e patologia oral são desenvolvidos pelo Dr. Luiz Carlos Santana Teixeira e Dra. Melina Watanabe no Centro de Especialidades Odontológicas, na Avenida Presidente Vargas, 457, Centro. O CEO é o centro de referência em odontologia para todas as unidades de saúde da rede de assistência municipal.